terça-feira, 10 de agosto de 2010

DECISÕES ESTRATÉGICAS

É o processo de escolha da melhor alternativa para se solucionar um problema, todos os dias precisamos fazer escolhas, tomar decisões buscando sempre a melhor opção, ou aquela que nos traz melhores resultados; isso é decisão estratégica.
Uma decisão errada pode nos trazer grandes problemas, o processo de decisão tem que ser eficiente, objetivo e simples.
Os tomadores de decisão devem agir de maneira racional, sem que as emoções interfiram em sua decisão.
Racionalidade é tomar decisões de maneira consistente, buscando o custo benefício, é definir o problema; identificar critérios de decisão; ponderar os critérios; buscar alternativas; classificar a alternativa segundo cada critério e decidir por aquilo que propicie o mais alto valor percebido.
A maioria dos tomadores de decisão não agem de maneira racional, eles acabam permitindo que suas emoções, e seus ideais, interfiram nas escolhas, fazendo julgamentos baseados em critérios pessoais, ignorando a racionalidade e tomando decisões que melhor convêm a si próprio.
O tipo de decisão muda segundo os níveis hierárquicos dentro da organização.
Existem três níveis gerenciais: alta, média administração e supervisão.
Os níveis inferiores da administração tomam decisões de maneira mais programada, por ex: A supervisão; tem suas regras claras, eles sabem que decisões tomar todos os dias sem muitas surpresas; enquanto que, os administradores de nível médio, os cordenadores; precisam tomar decisões a curto prazo, coordenando as atividades de maneira que tudo flua com eficácia, tendo que tomar decisões para solucionar problemas inesperados, de maneira eficiente. E a alta administração; tomam decisões departamentais rotineiras para determinar o que precisa ser feito.
Decisões sobre problemas que envolve toda organização, decisões únicas e não-programadas devem ser tomadas pela alta administração.
O processo de decisão é constituído por seis passos: definir o problema; identificar os critérios de decisão; ponderar os critérios; gerar alternativas; classificar cada alternativa segundo cada critério; calcular a melhor decisão.
As decisões são escolhas, o processo decisório é fundamental dentro das organizações e quando tomadas simplesmente pela emoção trazem confusão, enquanto que; decisões equilibradas, racionais, levam a resultados positivos para a organização.

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