quinta-feira, 4 de novembro de 2010

RECURSOS HUMANOS COMO NEGÓCIO.

Recursos Humanos é o departamento da organização, que abrange todas as políticas e práticas voltadas para as pessoas que compõe a organização, ou seja, seus colaboradores.

Gestão de Recursos Humanos refere-se a administrar e desenvolver pessoas, buscando garantir satisfação e qualidade de vida aos trabalhadores, e consequentemente harmonizar o clima organizacional através de uma gestão de Recursos Humanos eficaz.

Conceituar a importância dos Recursos Humanos em relação ao propósito da organização é valorizar seus colaboradores, é ter as pessoas como parte integrante da organização, tendo em mente que uma organização não se faz sem pessoas comprometidas, satisfeitas e que se sintam valorizadas como parte fundamental da organização.

O sucesso de uma empresa depende dos seus valores humanos, precisa-se da qualificação desses recursos, para atingir a eficácia organizacional.

Não adianta ter visão, missão se isso não for difundido entre seus colaboradores.

Na Nova Economia, as empresas estão a ficar mais dependentes dos departamentos de recursos humanos (RH).

Diante do aumento da importância do RH nas empresas, identificam-se como fatores principais a maior mobilidade no trabalho e as novas tecnologias. Devido à escassez de talentos no mercado de trabalho, o sucesso empresarial assenta cada vez mais no recrutamento, na formação e na retenção dos melhores profissionais. Por sua vez, a constante mudança tecnológica origina uma contínua alteração dos processos de negócio e respectivos conhecimentos especializados. Prova disso são as prioridades da gestão de recursos humanos que são: desenvolvimento da liderança, mudança cultural e organizacional, comunicação interna e recrutamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: