quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aspectos Fundamentais Da Área de RH.

a. As pessoas são diferentes entre si e dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de habilidades e conhecimentos, destrezas e competências indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais.

b. As pessoas são elementos vivos, impulsionadores da organização e capazes de dotá-la da inteligência, talento e aprendizagem indispensável à sua constante renovação e competitividade num mundo pleno de mudanças e desafios.

c. As pessoas são os parceiros da organização e os únicos capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.




O enfoque sistêmico em RH pode ser desdobrado em três níveis de análise:



a. Nível de comportamento social – a sociedade como um macrosistema.


b. Nível de comportamento organizacional – a organização como um sistema.


c. Nível de comportamento individual – o indivíduo como um microsistema.


O contexto da área de RH

O contexto da área de RH é, ao mesmo tempo, dinâmico e mutável. A primeira característica desse contexto é a complexidade. A maneira como as pessoas e organizações estão vinculadas para realizar a tarefa organizacional varia enormemente.
A segunda característica é a mudança. O mundo está passando por grandes mudanças e transformações nos aspectos econômicos, sociais, tecnológicos, culturais, legais e demográficos. E essas mudanças e transformações ocorrem de modo cada vez mais veloz e imprevisível.
A convivência entre pessoas e organizações pode ser extremamente eficaz, útil, satisfatória e sinergística dependendo da maneira como as organizações pretendem relacionar-se e interagir com as pessoas que delas fazem parte.









4 comentários:

  1. Olá Lilian, tb sou formada em Gestão de RH, porém não obtive ainda sucesso nesta área. Tenho 32 anos, e minhas experiências profissionais sempre foram na área comercial. Não consigo uma oportunidade no RH, pois não tenho experiência.
    Simplesmente não sei o que faço. Por enquanto estou trabalhando num setor administrativo de um setor público, mas definitivamente não é o que gosto. Eu quero mesmo é iniciar minha carreira de RH. Se tu puderes me dar algumas dicas.. seria ótimo. Valeu.
    Katherine Galdino- Balneário Camboriú-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katherine Galdino!
      Primeiramente obrigada pela participação no meu blog!
      Que bom saber que é formada em Gestão de RH, pois é uma área muito interessante e importante para as organizações, o RH hoje é um elo vital nas empresas, pois administra o maior capital que são as pessoas.
      Como você disse; os recém formados realmente acabam por se deparar com uma barreira chamada experiência, o mercado de trabalho dá preferência para quem já possui, mas, isso não significa que deva desistir da sua área de formação, muito pelo contrário, é hora de buscar diferencial competitivo. Um dos grandes diferenciais nessa área é possuir fluência em inglês, isso faz com que você se destaque entre os candidatos à vaga. Criar uma rede de networking também é uma estratégia,para isso a internet e redes sociais como o LinkedIN são de grande ajuda.
      O principal nisso tudo é fazer a sua marca no mercado de trabalho, seja qual for o seu cargo, faça o melhor possível, procure sempre executar seu trabalho com competência, deixe a marca de profissional competente, acredite no seu potencial, estabeleça metas e certamente você alcançará o seu objetivo.
      Um abraço!

      Excluir
  2. oi Lilian eu sou Délio neto angolano e gosto muito do contributo que tu das para os estudantes de gestão de recursos humanos obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Délio! Fico feliz em saber que contribuo de alguma forma com aqueles que pretendem ingressar na carreira de RH, é uma área muito importante e desafiadora diante do cenário organizacional em que os países se encontram hoje, liderar pessoas sempre será um ponto estratégico para as organizações!
      Um abraço e sucesso!

      Excluir

Deixe seu Comentário: